ARS Alentejo

A Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P., (ARS Alentejo), serviço desconcentrado do Ministério da Saúde, tem como âmbito de atuação a região Alentejo e a sua atividade visa coordenar as ofertas e otimizar os recursos disponíveis para prestar os cuidados de saúde necessários à comunidade que serve.

A sua missão consiste em garantir à população da sua área geográfica de intervenção o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde, cumprindo e fazendo cumprir o Plano Nacional de Saúde na região.

Para cumprir os seus objetivos, a ARS Alentejo conta com um conjunto alargado de infraestruturas e equipamentos, num total de cinco Hospitais e de 48 Centros de Saúde e com uma equipa de profissionais de saúde, empenhada, mobilizada e disponível para dar o melhor de si própria ao serviço da população.

Servir melhor os utentes. Esta é a Visão da ARS Alentejo, contribuindo assim para a obtenção de ganhos em saúde: mais e melhor saúde para todos.


O Conselho Diretivo da ARS Alentejo

O trabalho desenvolvido pela Administração Regional de Saúde do Alentejo tem que responder às especificidades próprias da região, que envolvem uma baixa densidade populacional, um elevado índice de envelhecimento e uma grande dispersão geográfica.

Tal facto obriga a que este trabalho tenha que ser realizado de uma forma coordenada, potencializando todos os recursos existentes na prestação de cuidados de saúde, recursos esses que se pretendem de qualidade.

Assim, há que promover o desenvolvimento de redes de referenciação intrarregional, em particular na área oncológica, assim como incrementar, de uma forma compreensiva, a integração dos diversos serviços de saúde da região, para que se obtenham respostas adequadas e eficientes aos problemas de saúde da população.

José Marques Robalo


Presidente do Conselho Diretivo
Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P.​

Mais informações:

arsa@arsalentejo.min-saude.pt

ou 266 758 770