Pedro Chinita

Pedro Miguel dos Santos

Baptista Chinita

Cédula Profissional

nº 31839 da Ordem

dos Médicos; Natural

de Lisboa; Nasceu

em 29 de setembro

de 1960.

Experiência Profissional

A experiência médica, enquanto especialista em Radioterapia, advém do período de formação e, posteriormente, já com o grau de Especialista em Radioterapia no Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPOFG--L) de 1990 a 2002, em estágios profissionais realizados em Serviços de Radioterapia de instituições hospitalares estrangeiras (caso do Institut Goustave-Roussy em Paris, em 1994), à experiência laboral no Centro Oncológico Dr.ª Natália Chaves (CONC), em Carnaxide, de 2002 a 2008, e no Serviço de Radioterapia do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, de 2008 a 2009, em ambos, como Diretor de Serviço, e, desde 2009, como Diretor da Unidade de Radioterapia do Hospital do Espirito Santo de Évora. De salientar que foi, em conjunto com outra profissional de Radioterapia, Dr.ª Ana Videira, corresponsável pelo início dos tratamentos de Braquiterapia prostática em Portugal os quais foram iniciados em agosto de 1999 no ex-Instituto de Urologia, atual British Hospital. A técnica pioneira (“pre-planning”) realizada em Portugal foi iniciada após formação no Swedish Prostate Cancer Hospital em Seattle (USA). Também realizou implantes de braquiterapia prostática na Clínica Europa (março de 2008) com a técnica “real-time”.

Foi, também, o responsável pelo 1º tratamento de IMRT (Radioterapia de intensidade modulada) da Próstata, em Portugal, em 2006, após frequência de formação no Hospital Charité em Berlim (Alemanha).Em março de 2011 foi o responsável pelo 1º tratamento de RapidArc™ em Portugal (Hospital Espírito Santo, de Évora) após frequência de formação no Hospital Albert Einstein, em S. Paulo (Brasil).

Possui experiência profissional em Radioterapia Externa tridimensional, Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) iniciada pela primeira vez em 2006 no CONC,  Radioterapia de Imagem Guiada (IGRT), Radiocirurgia (desde 2004), Radioterapia Estereotáxica craniana (desde 2006), Radioterapia com RapidArc™ (1º tratamento em 2011, no HESE), Braquiterapia intersticial da Próstata  (desde 1999 no British Hospital), da mama e cabeça e pescoço (IPOFG-L).

Licenciatura em Medicina, em dezembro de 1987, pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar – Universidade do Porto. Internato Geral no Hospital Geral de Santo António - Porto, 1988-1989. Internato Complementar de Radioterapia, no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, Centro Regional de Lisboa, de 1990 a 1995. Frequência do Serviço Militar (no  Hospital Militar de Belém) de novembro de 1990 a setembro de 1991, tendo realizado atividade médica em vários serviços entre os quais o de Oncologia. Grau de Especialista em Radioterapia, em abril de 1995, com a classificação de 18 valores. Grau de Consultor em Radioterapia, em fevereiro de 2002.Membro da ESTRO, ASTRO, SPRO e SFRO.

Formação Académica

Outras participações relevantes

Assessor de Radioterapia na Unidade de Oncologia do Hospital Condes de Cas-tro Guimarães (Cascais) de 1995 a 2002 tendo assumido, nos dois primeiros anos, atividade diária na Oncologia Médica. Esta Unidade de Oncologia foi distinguida em 1996 com o “Prémio de Qualidade em Serviços Públicos” atribuído pelo Secretariado para a Modernização Administrativa, órgão da Presidência do Conselho de Ministros. Assessor de Radioterapia na Unidade de Oncologia do Hospital Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira) de 1997 a 2002.  Serviço de Urgência no Hospital Reynaldo dos Santos de 1995 a 2002.Colaborador da Carta de Equipamentos de Saúde (Ministério da Saúde, publicada em 1998).  Membro do Grupo de Trabalho de Recomendações Terapêuticas do Cancro do Pulmão, nomeado pela Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas, de janeiro a maio de 2007 e que elaborou as “Orientações terapêuticas para tratamento do cancro do pulmão”. Membro do Grupo Português de Patologia Génito - Urinária da EORTC. Membro da Direção do Grupo de Investi-gação do Cancro Digestivo. Membro do Conselho Científico do Portal de Oncologia – POP, desde Junho 2009. Coordenador Nacional do Grupo de Trabalho do Manual de Boas Práticas de Radioterapia, o qual foi homologado pelo Ministério da Saúde como documento oficial. Numerosas palestras e comunicações em diversos fóruns científicos, cursos e congressos.