Ana Videira

Experiência Profissional

A experiência médica, enquanto especialista em Radioterapia, advém do período de formação para a obtenção do grau de Especialista em Radioterapia no Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPOFG-L) de 1988 a 1994, em estágios profissionais realizados em Serviços de Radioterapia de instituições hospitalares estrangeiras (caso do Centre Leon Bérard em Lyon, durante 8 meses, de 1990 a 1991), à experiência laboral no Centro Oncológico Dr.ª Natália Chaves (CONC), em Carnaxide, de 2003 a 2008, onde a sua experiência ginecológica determinou que assumisse, a responsabilidade médica total e exclusiva da Braquiterapia HDR tendo aí realizado a totalidade dos tratamentos de Braquiterapia HDR (alta taxa de dose) ginecológica. Também teve oportunidade de intervir nos poucos tratamentos de braquiterapia pulmonar e do canal anal que aí foram executados. Com a abertura do Serviço de Radioterapia do Hospital de Évora  onde assumiu as funções de Direção Clínica Adjunta, manteve a responsabilidade pela Braquiterapia HDR ginecológica e retomou também a atividade da Radioterapia Externa, nomeadamente nos tratamentos de Radioterapia tridimensional, Intensidade Modulada (IMRT), Imagem Guiada (IGRT) e RapidArc™ (após formação realizada no Hospital Albert Einstein, em S. Paulo – Brasil). Deste modo possui experiência profissional nas áreas de Radioterapia Externa (IPOFG, HESE) e Braquiterapia ginecológica (IPOFG, CONC, HESE) e intersticial da próstata ( British Hospital, Clínica Europa, da mama, cabeça e pescoço (IPOFG-Lisboa).De salientar que foi, em conjunto com o Dr. Pedro Chinita,  corresponsável pelo início dos tratamentos de Braquiterapia prostática em Portugal os quais foram iniciados em agosto de 1999 no ex-Instituto de Urologia, atual British Hospital. A técnica pioneira (“pre-planning”) realizada em Portugal foi iniciada após formação no Swedish Prostate Cancer Hospital em Seattle (USA). Também colaborou nos implantes de braquiterapia prostática na Clínica Europa (março de 2008) com a técnica “real-time”.

Licenciatura em Medicina, em julho de 1984, pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Internato Geral no Hospital de Pulido Valente - Lisboa, 1985-1986.1º ano de Medicina Interna no Hospital Distrital de Portalegre, 1987.Internato Complementar de Radioterapia, após repetição do exame de ingresso, no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, Centro Regional de Lisboa, de 1988 a 1992. Grau de Especialista em Radioterapia, em fevereiro de 1992, com a classificação de 18 valores. Internato Complementar de Ginecologia / Obstetrícia, após nova repetição do exame de ingresso, pela Maternidade Alfredo da Costa sendo Especialista de Ginecologia/ Obstetrícia desde 2002. Exerceu funções profissionais nessa qualidade na Maternidade Alfredo da Costa, Hospital dos SAMS, Hospital dos Lusíadas (Lisboa) e no Hospital Cuf – Infante Santo (Lisboa) onde ainda exerce. Membro da ESTRO e da SPRO.

Formação Académica

Outras participações relevantes

Curso de Higiene e Medicina Tropical do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de 1985-1986, com a classificação de 15 valores. Colaboradora na Unidade de Oncologia do Hospital Condes de Castro Guimarães (Cascais) de 1995 a 2002 tendo assumi-do, nos dois primeiros anos, atividade diária na Oncologia Médica. Esta Unidade de Oncologia foi distinguida em 1996 com o “Prémio de Qualidade em Serviços Pú-blicos” atribuído pelo Secretariado para a Modernização Administrativa, órgão da Presidência do Conselho de Ministros. Colaboradora da Carta de Equipamentos de Saúde – Ministério da Saúde, publicada em 1998.  Membro do Grupo de Patologia Génito-Urinária da EORTC. Numerosas palestras e comunicações em diversos fóruns científicos, cursos e congressos.

Ana Isabel dos Santos Silva de Magalhães Videira Baptista Chinita

Cédula Profissional nº 28590 da Ordem dos Médicos; Natural de Tomar; Nasceu em

20 de fevereiro de 1960.