Um médico radioncologista irá examiná-lo. É aconselhável que leve consigo todos os exames que tiver feito até ao momento. Se o médico tiver dúvidas, pode ainda pedir mais alguns exames.
No dia marcado para o seu primeiro tratamento vamos fazer-lhe uma simulação. Como a palavra sugere, vamos simular o seu tratamento, para verificar, que todas as condições estão de acordo com o planeado. Vamos deitá-lo numa máquina idêntica àquela onde vai fazer os seus tratamentos, chamada Simulador e marcar no seu corpo alguns traços a caneta, como se fossem linhas de orientação que permitirão posicioná-lo sempre na mesma posição.
Nalgumas situações e para que a irradiação atinja somente a área a ser tratada, poderá ser feito um molde de plástico (como se fosse uma máscara), para ajudar a manter a cabeça sempre na mesma posição. Essa máscara é guardada para si, durante todo o período do seu tratamento.
Para planear o seu tratamento, o médico vai mandar fazer uma Tomografia Computorizada de Planeamento, que pode ser feita no mesmo dia da primeira consulta, já que este exame é feito nas nossas instalações.
Com os resultados obtidos da Tomografia de Planeamento, o médico vai fazer a delimitação do tumor e informar os físicos e técnicos de dosimetria, da dose de radiação a aplicar. Estes, por sua vez, vão elaborar um plano personalizado do seu tratamento, através de potentes sistemas de informação específicos para o cálculo de dose, por forma a assegurar que a dose administrada ao tumor seja aquela que foi prescrita e que os tecidos sãos ficam devidamente protegidos.
O Médico acompanha os procedimentos e dá a sua validação.
No mesmo dia em que faz a simulação, fará também o seu primeiro tratamento.
Os terapeutas vão posicioná-lo na mesa do acelerador (é este o nome da máquina onde vai ser tratado), exatamente na mesma posição em que lhe fizeram a simulação. A diferença é que aqui será feito o tratamento e os terapeutas vão acionar a máquina que começará a girar à sua volta, sem lhe tocar, dirigindo a radiação à zona onde está o seu tumor.
Como já dissemos antes, não vai sentir absolutamente nada.
Fique tranquilo e imóvel, seguindo as instruções dos terapeutas. Eles estão sempre a vigiá-lo através dos ecrãs, garantindo que tudo corre como previsto.
A duração do seu tratamento depende da zona que está a tratar e pode demorar entre dois e 15 minutos, aproximadamente.
De acordo com a localização do tumor, pode ser feita Radioterapia Externa ou Braquiterapia, ou ambas.
Na Radioterapia Externa a radiação é emitida por um aparelho direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. Estes tratamentos são diários e podem durar 25 a 40 dias, aproximadamente. As exceções a estes tempos, podem ocorrer e habitualmente para menos tempo, entre um a 10 dias. Nessas situações particulares, o seu médico explicar-lhe-á porque é que isso acontece.
Na Braquiterapia o médico coloca aplicadores em cavidades naturais do corpo. Estes servem de guia para o posicionamento da fonte de radiação o mais próximo possível do tumor. Este tratamento é realizado, ou não, sob anestesia, dependendo dos casos e são normalmente feitas três ou quatro aplicações, uma vez por semana.
É importante que não falte nenhum dia! As ausências podem prejudicar o sucesso do tratamento.
Consulta Médica
Planeamento do tratamento
Dosimetria (tarefa feita pela Física Médica)
Simulação do tratamento
Tratamentos
1ª. Etapa
2ª. Etapa
3ª. Etapa
4ª. Etapa
5ª. Etapa