O Que é o Cancro?

O corpo humano é formado por células. As células agrupam-se e formam um tecido (por exemplo um músculo) e os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. As células multiplicam-se, envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.


O cancro é um crescimento desordenado de células do corpo do próprio doente, que numa dada altura sofreram alterações e tornaram-se diferentes das células normais. Essa diferença faz com que essas células não sejam controladas pelos mecanismos de regulação biológica normais do corpo. Essa ausência de controlo sobre as células, permite que o cancro cresça, podendo destruir os órgãos que estão em proximidade, ou podem dar origem a crescimento noutros locais do corpo, originando-se novos tumores (a isto chamamos metástases).


Quando se fala de cancro, estamos a referir-nos a um número muito grande de diferentes doenças, mas que podem ter esta designação comum por terem algumas características semelhantes entre si.

vídeo infocancro.com